sexta-feira

Significado de WEBQUEST


WEBQUEST

O conceito foi criado em 1995 por Bernie Dodge, professor estadual da Califórnia (EUA) tendo como proposta metodológica o uso da Internet de forma criativa. A Webquest é uma atividade investigativa onde as informações com as quais os alunos interagem provêm da internet.

Sua elaboração: É feita por um professor para ser solucionada por alunos reunidos em grupos.Seus recursos: Também chamados de fontes, os recursos podem ser livros, vídeos e mesmo pessoas a entrevistar, mas normalmente são sites ou páginas da Web.
Tipos: Bernie Dodge define a Webquest em:
Curta: Leva de uma a três aulas para ser explorada pelos alunos e seu objetivo é a integração do conhecimento.
Longa: Leva de uma semana a um mês para ser explorada pelos alunos em sala de aula e tem como objetivo a extensão e o refinamento de conhecimentos.
A Webquest é constituída de sete seções:
1. Introdução - Determina a atividade.
2. Tarefa - Informa o software e o produto a serem utilizados.
3. Processo - Define a forma na qual a informação deverá ser organizada (livro, vídeos etc).
4.Fonte de informação - Sugere os recursos: endereços de sites, páginas da Web.
5. Avaliação - Esclarece como o aluno será avaliado.
6. Conclusão - Resume os assuntos explorados na Webquest e os objetivos supostamente atingidos.
7. Créditos - Informa as fontes de onde são retiradas as informações para montar a webquest, quando página da Web coloca-se o link, quando material físico coloca-se a referência bibliográfica. É também o espaço de agradecimento às pessoas ou instituições que tenham colaborado na elaboração.
Objetivos Educacionais
- O educador moderniza os modos de fazer educação (sincronizado com o nosso tempo/internet).
- Garante o acesso à informação autêntica e atualizada.
- Promove uma aprendizagem cooperativa.
Desenvolver habilidades cognitivas
“Aprendizagens significativas são resultados de atos de cooperação, as WQs estão baseadas na convicção de que aprendemos mais e melhor com os outros do que sozinhos.”
- Favorece as habilidades do conhecer (o aprender a aprender).
- Oportuniza para que os professores de forma concreta se vejam como autores da sua obra e atuem como tal. (acessar, entender e transformar).
- Favorece o trabalho de autoria dos professores.
- Incentivar a criatividade dos professores e dos alunos que realizarão investigações com criatividade.
- Favorecer o compartilhamento dos saberes pedagógicos, pois é uma ferramenta aberta de cooperação e intercâmbio docente de acesso livre e gratuito.
Quem está usando as WQs
Pelo seu aspecto pedagógico, dinâmico, amplo, informativo e investigativo, estimula:- Professores, Mestres e Doutores das mais diversas áreas e seguimentos.- Alunos.


Fonte: http://www.webeduc.mec.gov.br/webquest/index.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Picture Captions